SIGECON – Sistema De Gerenciamento E Controle De Energia

SIGECON - Sistema De Gerenciamento E Controle De Energia

Autores

Samuel Caled Blaas Wachholz

Claus Rodrigues Tessmann

Orientadores

Thales Gonçalves Ferreira

Rafael Galli

Área de Atuação

Engenharia Eletrônica – Automação Residencial

Resumo

Em busca de auxiliar na segurança predial, o projeto tem como objetivo o auxílio no gerenciamento do consumo elétrico de um determinado ambiente, por intermédio de um sistema de leitura de credencial. Além de impedir que o usuário esqueça equipamentos eletrônicos ativados ao deixar o ambiente, o sistema também permite uma análise detalhada do consumo elétrico dos mesmos, de forma acessível até para quem é privado do conhecimento técnico referente ao assunto. O equipamento é projetado de maneira a evitar que a rede elétrica fique permanentemente afetada devido a ocorrência de possíveis falhas eletrônicas, visando uma maior simplicidade para a vida do usuário.

A primeira etapa do projeto visa somente o desenvolvimento de um protótipo capaz de realizar a função primária, ligar e desligar a rede elétrica de um cômodo mediante a inserção de um cartão. O próximo objetivo é implementar um sistema de credenciamento, gerenciamento e monitoramento entre usuários. Futuramente, deseja-se exibir ao usuário o consumo de energia dos equipamentos durante a sua estadia, possibilitar a interligação entre equipamentos instalados em salas distintas de um mesmo edifício e criar um banco de dados que integre todas as informações.

Espera-se que tanto o equipamento como a sua instalação sejam simples o suficiente para implementação residencial, mantendo a sua eficiência em ambientes de pesquisa tecnológica.

Introdução

É crescente a necessidade de sistemas eletrônicos focados em proporcionar a população um maior auxilio na segurança habitacional e na gestão eficaz de energia. Com esses aspectos em mente, nos dedicamos a projetar um aparelho que realize o controle da energia de um ambiente de forma automatizada, acionando a rede elétrica apenas mediante o reconhecimento do usuário, protegendo os equipamentos e as informações contidas neles do uso de intrusos e evitando o desperdício, ao evitar que a alimentação de energia permaneça acionada assim que todas as pessoas deixem o local.

Objetivo

Desenvolver e implementar um sistema de automação predial, com foco na economia e controle de energia, a fim de proporcionar uma maior praticidade à vida do usuário.

Resultados

Para certificarmos o funcionamento correto do protótipo foi necessário realizar diversos testes. Cadastramos múltiplos usuários em nosso banco de dados, cada qual com seu respectivo código e, em primeiro momento, verificamos se as leituras de credencial eram íntegras e imutáveis para todos os usuários. Após, realizamos a experimentação em um ambiente pequeno, verificamos se era possível o controle de apenas uma tomada. Com esse sucesso, realizamos a bateria de testes finais na rede elétrica completa de um laboratório, como esses se apresentaram impecáveis, declaramos que o protótipo foi um sucesso e cumpriu as expectativas. 

Referências

SOUZA, David José de. Desbravando o PIC 12ª Edição. São Paulo, Érica: 2008

SOUZA, David José de; LAVINIA, Nicolás César. Conectando o PIC – Recursos Avançados 4ª Edição. São Paulo, Érica: 2007.

PEREIRA, Fábio. Microcontroladores PIC – Programação em C. São Paulo, Érica: 2003.

Microchip. PIC18F4550 Datasheet. Disponível em:

<http://ww1.microchip.com/downloads/en/devicedoc/39632c.pdf> Acesso em 20 de Abril de 2015.

Dreamland. LED 5050 RGB Datasheet. Disponível em:

<http://e-radionica.com/productdata/RGB5050LED.pdf> Acesso em 21 de Junho de 2015.

caelum. C# e Orientação a Objetos. Disponível em:

<http://www.caelum.com.br/apostila-csharp-orientacao-objetos/> Acesso em 15 de Setembro de 2015.

w3schools. SQL Quick Reference. Disponível em:

<http://www.w3schools.com/sql/sql_quickref.asp> Acesso em 18 de Setembro de 2015.