Projeto Brasil França

Projeto Brasil França

Aunos

Matheus Carneiro Timm

William Steffenmunsberg Weber

Vander Doro Dias, Bruno Oreques

Bruno Schneider Lopes

André Wille Lemke

Cainã Rosa Pereira

Rafael Theis Dittgen

Francielle Vieira Decker

Umberto Santos

Elandro Wozeak

Raíza zitzke Pereira

Marcel Kaufmann Lambrecht

Coordenadores

Rafael Galli

Igor Barros da Rocha

Theo 

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se o resumo do trabalho realizado durante o último ano do projeto Brasil França, que teve a duração de dois anos.

Aqui, temos a pretensão de registrar os resultados obtidos neste ano de 2012, assim como algumas propostas para trabalhos futuros se assim for desejado pelos proponentes deste convenio.

Também será apresentado os resultados dos trabalhos propostos.

Descrição

Durante o ano de 2011, foram realizadas duas idas a cidade de Le Mans, França, a primeira em maio de 2011, com o intuito de conhecer as possibilidade de trabalho com o grupo Francês do lycée Touchard- Washington, nesta ocasião surgiu a proposta de três trabalhos o Buggy elétrico, estação Meteorológica e o robô industrial.

Em dezembro deste mesmo ano, foi possível levar doze (12) alunos do campus Pelotas e quatro (4) alunos do campus Charqueadas alem de dois professores de cada campus.

Na ocasião os alunos puderam ter um contato maior com os trabalhos definidos no mês de maio alem de ter um contato direto com os alunos do Lycée , com a cultura Francesa e realizaram visitas técnicas e culturais.

Dentro desta visita foram marcados dois novos encontros para o ano de 2012, uma em março para o desafio de robôs no próprio Lycée e outro em maio, desafio de buggy na Praia de  Notre Dame de Monts.

Em 2012, foram postos em prática todos os conhecimentos adquiridos em dezembro de 2011, os alunos desenvolveram protótipos de robôs um baseado no modelo Frances e dois outros desenvolvidos pelos alunos do projeto junto ao grupo de pesquisa LAB 14 do Curso Técnico em Eletrônica, o que viabilizou a construção dos protótipos que foram levados a França em março de 2012, junto com o robô de Charqueadas.

No período de março o grupo formado pelos campi de Pelotas e Charqueadas foram a cidade de Le Mans participar do desafio de robôs, desafio este realizado todos os anos neste local.

A equipe Brasileira foi agraciada com os prêmios de Inovação Tecnológica e Persistência, mostrando que o grupo possui um potencial muito grande para o desenvolvimento de tecnologia aplicada a robótica.

Deste desafio surgiu a ideia de realizarmos em nosso campus, Pelotas, uma competição de robôs que venha a incentivar cada vez mais os alunos no projeto e desenvolvimento de sistemas robotizados.

Em maio, foi a vez do grupo do carro, Buggy, ir a França, representar a instituição. É valido ressaltar que esta competição, assim como a dos robôs, é muito importante para os franceses e é levada a sério.

A competição dos Buggys é realizada todos os anos no período de maio, com todos os lycées da região e pela primeira vez uma instituição de fora da frança participou e foram convidados para as próximas.

Na ocasião a equipe Brasileira não possuía a parte mecânica do veículo, que foi gentilmente cedida pelo grupo do lycée Touchard- Washington, a equipe Brasileira chegou até as quartas de final não avançando por problemas técnicos.

Na ocasião, a equipe Brasileira pode fazer um levantamento maior da competição e de projetos possíveis de serem realizados em parceria como será relatado mais adiante nas conclusões.