INVESTIGANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE EM UM INSTITUTO FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO – UM OLHAR NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO MAIÊUTICO SOCRÁTICO

INVESTIGANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE EM UM INSTITUTO FEDERAL: UM ESTUDO DE CASO - UM OLHAR NA PERSPECTIVA DO PENSAMENTO MAIÊUTICO SOCRÁTICO

Autora

Josiane Nunes dos Santos

Orientadoras

Profa. Dra. Regina Trilho Otero Xavier
Profa. Dra. Francele de Abreu Carlan

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Resumo

A presente pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com características de estudo de caso. Direciona-se para a prática pedagógica de um professor que desenvolve a maiêutica socrática em sua prática educativa. O objetivo da pesquisa foi investigar princípios e fundamentos que sustentam a prática pedagógica de um docente de uma instituição de educação profissional do município de Pelotas/RS, destacando aquelas que despertam o desejo de aprender no aluno. Como instrumentos para coleta de dados, foram utilizados registros da pesquisadora, diários de aula e relatórios de projetos dos alunos, bem como entrevistas semiestruturadas com o docente e discentes da disciplina optativa do professor, foco da pesquisa. O método utilizado para a análise dos dados foi análise descritiva e análise de conteúdo. A partir dos resultados encontrados, pôde-se inferir que o docente investigado apresenta indícios de uma prática pedagógica inovadora, tendo como princípios e fundamentos que suleiam sua prática a capacidade de despertar a criatividade em seus alunos, bem como incentivá-los a trabalhar de forma colaborativa (cooperação), além de encorajar, a partir da construção de projetos, a autonomia dos estudantes. Como produto da dissertação, foi desenvolvido um e-book interativo que apresenta o aporte teórico resumido e peculiaridades do ambiente da pesquisa.  

Introdução

Não é de hoje que a educação brasileira tem enfrentado diversos problemas políticos e pedagógicos, e que as políticas públicas existentes vêm sinalizando a importância de uma formação de professores que promova a criticidade e a inovação pedagógica. Ao longo dos anos, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para formação de professores (BRASIL, 2008, 2015) vêm apontando que as intencionalidades do professor em suas aulas devem estar engajadas nos princípios das DCN. As referidas diretrizes têm indicado que o professor precisa desenvolver sua prática pedagógica visando despertar o interesse do aluno em querer aprender, pensando no desenvolvimento integral dos sujeitos. Esses princípios ficam mais evidentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores (BRASIL, 2015), que apontam a necessidade de incentivo a uma formação teórica sólida e fundamentada em princípios da interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência, ética e sensibilidade afetiva, bem como compromisso social e valorização do profissional da educação.

Neste contexto, alguns estudiosos na área de formação de professores, tais como Cunha (2008), Demo (1996, 2010, 2011, 2015, 2018), Imbernón (2010), Nóvoa (1992, 2007), Pimenta (1999) e Tardif (2006), indicam que a prática pedagógica requer formação de princípios que devem ser amadurecidos através do comprometimento do professor com sua prática, ou seja, através de uma ação reflexiva engajada em desenvolver o conhecimento de seu aprendiz. A respeito dos saberes docentes, Tardif (2006) esclarece que os estudos nesse campo de conhecimento iniciaram nos Estados Unidos, na década de 60, mas foi somente na década de 80 que se deu início a estudos específicos sobre a prática do professor em sala de aula. Tais estudos tinham como prioridade a busca pela qualidade de ensino, a defesa da identidade docente e sua emancipação, objetivando fortalecer e valorizar os saberes desenvolvidos na experiência docente. 

Para Tardif (2006), a construção da professoralidade origina-se de diversas fontes que se complementam, como: em cursos de formação, nas experiências profissionais, nas experiências pessoais, dentre muitas outras. Assim, os saberes passam por processos de desenvolvimento e são estimulados na prática pedagógica, que pode ser transformada a partir da prática reflexiva do professor. Esse tipo de posição adotada pelo professor estimula o comprometimento dos alunos que encontram no espaço da sala de aula um ambiente propício para o desenvolvimento do conhecimento. Por isso, é importante que o professor crie o hábito de refletir sobre suas ações pedagógicas, baseando-se em princípios que contribuam para o desenvolvimento do aprendiz, centrando-se no despertar do desejo de aprender. A posição de protagonismo do aluno propicia uma maior liberdade para que ele possa questionar e refletir sobre seu processo de aprendizagem e construir seu conhecimento em cooperação com seus colegas e mediador. Também, é importante que se compreenda que tal processo está diretamente relacionado à postura e à visão do docente sobre a aprendizagem. 

Nesse contexto, o presente estudo trará como aporte teórico a maiêutica socrática e a matética.  Esta refere-se à “arte do aprender”, centrando-se na aprendizagem do aluno; aquela tem como principal enfoque o questionar-se sobre a “arte do ensinar”, ou “parir” o conhecimento baseado no diálogo. Logo, a maiêutica socrática e a matética são suleadoras da inovação pedagógica. Ainda sobre a inovação pedagógica, trouxeram importantes contribuições os princípios do “Educar pela Pesquisa” (DEMO, 1996), que compreendem, como condição essencial, que o professor seja pesquisador, ou seja, que o educador busque aplicar os princípios científicos em sua prática docente cotidianamente. 

No desenvolvimento do estado do conhecimento, durante a seleção de trabalhos, observou-se um elevado número de estudos voltados à formação de professores. Dentre eles, encontrou-se alguns trabalhos de professores pesquisadores que demonstram suas experiências e pesquisas sobre práticas pedagógicas inovadoras, tais como: Campos et.al. (2019), Cunha (2008), Demo (2018), Freire e Faundez (2008), Imbernón (2010), Nóvoa (2007) e Tardif (2006). Dessa forma, salienta-se que, mesmo diante de milhares de estudos sobre a formação de professores, ainda se vê necessário um maior empenho de professores e estudiosos na busca por um ensino mais humano, visto que, nos espaços educativos, o paradigma moderno da ciência ainda prevalece. Campos et.al. (2019) esclarecem que experiências inovadoras devem ser fundamentadas, documentadas e estudadas à luz de teorias pedagógicas coerentes, apresentando evidências e dados que sirvam como fonte de inspiração para escolas e educadores.

Na presente pesquisa, realizou-se uma análise com intuito de discutir e refletir sobre como os paradigmas da Ciência influenciam nas concepções e na prática pedagógica dos professores aqui investigados. Com isso, diante da fundamentação teórica exposta acima, cercou-se o problema de pesquisa: quais princípios e fundamentos que embasam a prática pedagógica de um professor do curso técnico em Eletrônica são capazes de provocar o “engravidamento” dos alunos, fugindo de uma proposta propedêutica de ensino e de aprendizagem?

Para uma melhor visualização de cada passo e das discussões aqui apresentadas, a dissertação foi organizada do seguinte modo:

No capítulo I, expôs-se a trajetória pessoal e profissional da pesquisadora e sua motivação em realizar o presente estudo. Ainda nesse capítulo, foram apresentados os objetivos (geral e específicos) e o problema de pesquisa sobre o estudo de caso em questão. 

No capítulo II, a fundamentação teórica foi organizada em cinco seções que abordam: o estado do conhecimento; os reflexos que a Ciência tem sobre a escola e de ambos sobre a prática pedagógica do professor – aqui serão abordados os paradigmas da ciência; a Formação de Professores e suas implicações na prática pedagógica; a Inovação Pedagógica no viés da matética; e, na seção final, a ideia geral de como a instituição na qual a pesquisa foi realizada se organiza. 

No capítulo III, foram desenvolvidos a abordagem metodológica, o delineamento da pesquisa, os sujeitos envolvidos, o tipo de metodologia, os instrumentos da coleta de dados e o tipo de análise empregada no tratamento dos resultados, bem como os elementos para o cumprimento das normas éticas. 

No capítulo IV, foram apresentadas as discussões dos resultados.

No capítulo V, desenvolveu-se a análise de conteúdo sobre as entrevistas dos alunos do laboratório e triangulação dos dados analisados. 

E, por fim, as considerações finais a partir dos resultados encontrados. 

Objetivo

Geral

Investigar princípios e fundamentos que sustentam a prática pedagógica de um docente do curso técnico de Eletrônica de uma instituição de ensino que compõe a educação profissional, científica e tecnológica do município de Pelotas/RS, destacando aquelas que contribuem para o “engravidamento” dos alunos, ou seja, para despertar o desejo de aprender.

Específicos

  • Analisar princípios e fundamentos que orientam o Projeto Pedagógico da Instituição e o Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Eletrônica, a fim de averiguar quais pontos convergem/divergem da prática pedagógica do professor investigado;
  • Analisar como o processo de escolarização (Educação Básica, Ensino Superior e Pós-graduação) e as referências familiares e culturais influenciaram na construção dos princípios e fundamentos que sustentam a prática pedagógica do docente;
  • Averiguar quais são as concepções do professor investigado quanto ao conhecimento científico e à inovação pedagógica como princípios que regem a construção do “ser professor”;
  • Investigar princípios e fundamentos que sustentam a prática pedagógica do professor, quanto às estratégias de ensino utilizadas, às formas de avaliação e ao planejamento das atividades de aula;
  • Investigar a opinião dos alunos quanto à prática pedagógica do docente e sua relação com os discentes;
  • Buscar indícios de inovação pedagógica nos diários de aula e relatórios de projetos produzidos pelos alunos em uma das disciplinas do docente investigado.

Considerações Finais

Com base nas análises dos documentos oficiais (PPI e PPC) e na relação com a prática pedagógica do docente investigado, foi possível constatar que a escrita do Projeto Pedagógico Institucional apresenta indícios de uma proposta que tem características construcionistas, como a preocupação em formar cidadãos críticos e autônomos que saibam trabalhar em cooperação com outros sujeitos. Essas características não ficaram muito evidentes no Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Eletrônica que, no momento da análise, encontrava-se bastante desatualizado e focado na formação técnico-científica, o que não surpreendeu, pois já se esperava princípios baseados na formação tecnicista. 

Em que pese, no desenvolvimento da disciplina optativa, ser uma instituição voltada à formação técnica e tecnológica, na ruptura de princípios tecnicistas, o docente investigado dá sinais a partir de características observadas em entrevista e na conduta em seu laboratório, que coloca em prática muito dos princípios e fundamentos com viés construcionista, descritos e almejados no PPI da instituição. Pode-se observar, em sua prática pedagógica e na análise da entrevista com os discentes, que a sua forma de se relacionar com seus alunos, nunca autoritária, sempre de forma amigável, transparece que ao mesmo tempo que ensina, também aprende com os estudantes, através do incentivo da autonomia de pensamento e do desenvolvimento da criticidade, acreditando que seus alunos são capazes de produzir projetos e protótipos que venham a dar contribuições significativas para o desenvolvimento da Ciência. 

Além disso, o professor investigado estimula a consciência cidadã nos estudantes, que buscam elaborar projetos importantes para a sociedade a partir de sucatas, consideradas por muitos como lixo, e ainda promove o desenvolvimento da cooperação entre os estudantes, de forma que compreendam que grandes projetos, muitas vezes, saem de propostas compartilhadas, sem avivar a competitividade e sempre valorizando características positivas de todos os trabalhos. 

A partir da análise dos relatórios e dos diários de bordo, pode-se constatar que a avaliação da disciplina optativa não se preocupava com o produto (nota), mas como o processo de construção do conhecimento, pois, para o professor, o que importava era o aluno tentar desenvolver um protótipo, considerando seu esforço para isso. Se conseguisse colocar em funcionamento seria um ganho a mais para o aluno, mas não o condicionante para a aprovação na disciplina. 

Os relatórios analisados neste trabalho indicaram propostas preocupadas com a consciência cidadã e ambiental e com os princípios da inclusão. Muitas propostas já foram premiadas em eventos nacionais e internacionais, proporcionando aos estudantes a possibilidade de viagens, o conhecimento de novas culturas, o despertar da criatividade e do desenvolvimento do espírito científico. Ainda, os diários de aula são vistos como possibilidade de o aluno enxergar seu percurso formativo – o que deu certo ou precisa melhorar – também desenvolvem a escrita e o aprendizado colaborativo e em equipe. 

A triangulação dos dados analisados sinalizou princípios e fundamentos presentes na prática pedagógica do professor que incentivam o protagonismo dos alunos, apresentando uma visão de ensino que estimula o desafio através da busca do conhecimento e pesquisa científica, compreendendo seu papel como mediador no processo de aprendizagem. A forma como o professor tem trabalhado na disciplina analisada nos leva a inferir que ele provoca o “engravidamento” dos estudantes, ou seja, o “pensar grande” [diálogo do docente], desempenha um papel importante, pois influencia o aprendiz a se questionar e tornar-se buscador de conhecimentos, conforme a maiêutica socrática.

Tal característica se apresenta, no presente estudo, principalmente, nos diários de aula, em que se observa os alunos aflorando os conhecimentos aos poucos, mostram-se “parindo” noções cada vez mais complexas. Sendo assim, parece que o espírito científico vai se desenvolvendo junto com a investigação. Pode-se dizer que princípios da inovação pedagógica se revelam na prática do professor, pois os saberes de seus aprendizes se materializam pelo reconhecimento de formas alternativas de estudos e experiências que anulam as dicotomias, como ciência e senso comum, objetividade e subjetividade, teoria e prática. Ao trabalhar de maneira imbricada, unindo teoria e prática, objetividade e subjetividade, o professor investigado possibilita a vivência de diferentes experiências que deslumbram novos conhecimentos, aproximando a ciência. O docente investigado apresenta como concepção de conhecimento científico que o processo do conhecimento é construído no coletivo e conduzido pelo nascimento e amadurecimento do desejo de aprender do aluno.

Assim, minhas angústias escolares e crenças construídas ao longo das experiências como aluna e professora me levaram a esta pesquisa, em que me oportunizo conhecer um ambiente no qual há uma infinidade de conhecimentos sendo construídos por alunos. Durante o processo, me senti motivada a aprofundar o estudo aqui proposto, desenvolvendo o produto da pesquisa baseado nas peculiaridades do ambiente e levando em consideração minha própria transformação pessoal. Em face a minha experiência, acredito que conhecer práticas pedagógicas inovadoras podem instigar a prática pedagógica reflexiva do professor, um importante passo para (des)orientar práticas pedagógicas baseadas no ensino tradicional. Logo, exteriorizar ambientes inovadores pode trazer inspiração para a trajetória formativa de outros docentes.

Diante do ambiente em questão, pode-se frisar que, até o momento, não haviam ocorrido pesquisas sobre a prática pedagógica desenvolvida no Lab. 14. Sendo assim, esse ambiente pode se tornar fonte de investigação de outros pesquisadores, levando em consideração a necessidade de reflexões mais profundas de pesquisas voltadas à formação de professores no exercício da profissão. Como sugestões para futuras pesquisas, destaco: i) problematizar concepções de outros professores e alunos da instituição, contemplando o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 do IFSul-RS; ii) analisar como alunos egressos manifestam concepções de pesquisa relacionadas à atualização, à pesquisa científica e à produção própria; iii) contextualizar discussões sobre formação docente na perspectiva do professor-pesquisador, em que o processo do ensino e de aprendizagem avance o currículo escolar, oportunizando a concordância entre os referenciais teóricos e a prática pedagógica em um viés de reflexão crítica.

Logo, assumir uma prática pedagógica inovadora pode auxiliar o docente a se tornar mais crítico e seguro em desenvolver propostas desafiadoras, nas quais promova o conhecimento científico de seus alunos. Essa postura pode diminuir espaços entre as dicotomias e despertar o desejo em embrenhar-se, cada vez mais, no universo de conhecimento, permitindo aos alunos o encantamento pelo conhecimento científico e que se percebam como protagonistas na construção coletiva de conhecimentos. 

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